sábado, 19 de abril de 2014

RESIDÊNCIA NO INSTITUTO HILDA HILST - DIÁRIO DE BORDO




Dia 7


Mas como a memória, por mais gosto que tivesse em reproduzi-las, não conseguisse pôr em nenhuma dessas pequenas gravuras aquilo que eu há muito havia perdido, o sentimento que nos faz não considerar uma coisa como um espetáculo, mas a julgá-la um ser sem equivalente
(Marcel Proust, Em Busca do Tempo Perdido – Vol. 1: No Caminho de Swann)
           

Um dia para colocar no lugar aquilo que restava por fazer, para olhar aquilo que já havia sido feito. Neste penúltimo dia editamos o vídeo de Derrelição, que realizamos com base na obra A Obscena Senhora D. de Hilda Hilst. Movimentos de solidão, espera e apagamento circundam a casa sem teto e porta, apenas com janela, como uma moldura sem pontes de tela ao centro que a interligue, apenas um vazio si-mesmo que se expande e se contém, até não ser mais.
            Encerramos leituras e catalogamos a produção que realizamos entre três séries de fotografias, com aproximadamente mil fotografias feitas, vinte e sete deuses pesquisados e (per)formados, e três vídeos captados, ocupa agora uma fatia generosa de espaço virtual na memória de nossas máquinas de trabalho.
            E que espaço esses materiais ocupam em nossos corpos? As intensidades não são da ordem da massa e do peso, são da ordem da experiência sensível, de um entre que é tão somente passagem e memória incorporada, e cujas medidas são sempre inequivocamente incertas e os encaminhamentos imprevisíveis. Todavia, para falar menos da reflexão e mais do que agora fica no corpo, uma sensação de ação realizada, de encontro com linhas de força preciosas, e de um espaço (a Casa do Sol) incalculavelmente preenchido com possibilidades de criação e beleza.

            No final da tarde realizamos ainda a documentação em foto e vídeo de mais uma ação, Siluetas para Ana Mendieta, e mais uma vez passeamos entre os sons das cigarras, corujas, cães e folhas secas, inventando outros corpos, outras vias de passagem por estes nossos corpos, outros movimentos contra o tempo que se esgota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário